Meu bebê tem o freio lingual alterado. Isto interfere na amamentação?

O freio lingual ou frênulo da língua é uma pequena dobra de membrana mucosa que se estende do assoalho da boca até a linha mediana da parte inferior da língua.

Se o freio for curto, ele pode limitar os movimentos da língua em diferentes graus. Quando a língua não eleva, dificulta a pega adequada e a movimentação para eficácia do movimento de ordenha.

Portanto, lactentes com anquiloglossia (língua presa) têm menor chance de serem amamentados nas primeiras semanas de vida, podendo resultar em desmame precoce. Bebês com esta anomalia, podem apresentar movimentos anormais de língua durante a amamentação podendo levar a uma retirada ineficiente do leite da mama, interferindo no ganho de peso.

A distância entre o mamilo e a junção do palato duro com o palato mole é maior em bebês com anquiloglossia, levando a uma compressão inadequada, podendo causar dor e ferimentos nos mamilos. Ela também pode dificultar a vedação adequada, provocando excesso de estalos e ingestão de ar, que podem resultar em sintomas como refluxo e cólica.

O TESTE DA LINGUINHA é uma lei federal (13.002/14) que exige que todas as Maternidades do Brasil realizem o exame de mobilidade lingual nas primeiras 48 horas de vida dos recém-nascidos. Um dos principais objetivos é minimizar as chances de desmame precoce pela língua presa.

Um de nossos tratamentos é realizar o diagnóstico adequado e, principalmente, operar de modo seguro os bebês que necessitarem.

Quer saber mais? Entre em contato.