A abordagem odontológica atual fundamenta-se no Modelo de Promoção de Saúde, que busca uma visão holística do indivíduo, voltada para a manutenção de sua saúde e não o tratamento de doenças.
A atitude comportamental baseada em promover saúde ocorre via conhecimento, num processo em que as pessoas se conscientizam e desenvolvem habilidades.
O pré-natal odontológico insere-se nesse contexto como período oportuno para difusão de informação em saúde. Durante a gestação, a mulher encontra-se ávida por incorporar novas atitudes que proporcionem uma gravidez tranquila e saudável para ela e seu filho.
A desinformação em relação à saúde bucal, leva muitas vezes a gestante a adotar hábitos nocivos. Mitos e crenças ainda arraigados em parte da população sugerem que as grávidas não podem ser submetidas a tratamento odontológico, sob risco de causar danos ao feto, e que problemas de saúde bucal são inerentes ao período gestacional.
A importância de uma gestante visitar o cirurgião-dentista se divide em duas etapas:
1 – Para seu autocuidado, preventivamente ou curativamente, para resolver alterações bucais, como cárie, infecções periodontais que são consideradas fatores de risco para complicações obstétricas.
2 – Para receber orientações sobre a saúde bucal do bebê no momento mais oportuno.
Quer saber mais? Entre em contato comigo.