No tratamento ortodôntico infantil, buscamos diagnosticar com antecedência os problemas ortodônticos que uma criança possa ter, ainda na fase em que elas estão com os dentes de leite na boca.
O Tratamento Ortopédico Facial ou a Ortopedia Funcional dos maxilares tem como propósito desenvolver as bases ósseas, corrigindo falhas no crescimento, tanto no sentido da largura como no comprimento dos ossos maxilares. Muitas vezes o Tratamento Ortopédico deve ser realizado previamente ao Tratamento Ortodôntico para preparar as bases ósseas e assim criar espaço para o correto alinhamento dos dentes, evitando inclusive em alguns casos que sejam necessárias extrações dentárias no Tratamento Ortodôntico futuro.
E como funciona?
A maioria dos tratamentos consiste no uso de pequenos aparelhos móveis durante a fase de crescimento das crianças. Assim, problemas como mordida cruzada, mordida aberta ou mordida profunda poderão ser resolvidos de maneira bem mais simples, evitando um tratamento mais longo e delicado.
Quando deve ser realizada?
O ideal é que os procedimentos de ortodontia preventiva sejam realizados no período de pico do crescimento ósseo da criança, desde os 6 até os 12 anos.Por isso é tão importante a criança ter um acompanhamento odontológico com um dentista especialista em odontopediatria desde cedo.