Por que o tratamento ortodôntico precoce pode ser tão vantajoso para a criança?

O tratamento ortodôntico precoce, também conhecido como ortodontia interceptativa, pode ser extremamente vantajoso para crianças por diversas razões. Este tipo de tratamento é realizado enquanto a criança ainda tem alguns ou todos os seus dentes de leite. O objetivo é corrigir problemas de desenvolvimento dentário e ósseo antes que se tornem mais complexos e difíceis de tratar. Aqui estão algumas das principais vantagens:

1. Promove o Desenvolvimento Adequado

– Guia o crescimento da mandíbula: Pode corrigir desequilíbrios no crescimento da mandíbula, garantindo que haja espaço suficiente para os dentes permanentes.

– Previne a remoção de dentes permanentes: Em alguns casos, pode reduzir a necessidade de extração de dentes permanentes no futuro.

– Melhora a mordida:Corrige problemas de mordida precoce, como mordida cruzada, mordida aberta ou mordida profunda.

2. Previne Problemas Futuros

– Reduz o risco de cárie e doenças gengivais: Dentes alinhados são mais fáceis de limpar, diminuindo o risco de cárie e doenças gengivais.

– Previne o desgaste anormal dos dentes:Corrige o alinhamento dos dentes, prevenindo o desgaste irregular.

– Diminui o risco de danos a dentes protuberantes: Dentes muito para frente são mais suscetíveis a traumas; o tratamento precoce pode realinhá-los para uma posição mais segura.

3. Benefícios Psicológicos e Sociais

– Melhora a autoestima:Crianças com dentes alinhados tendem a ter uma melhor autoimagem e confiança.

– Reduz o bullying:Pode diminuir a chance de serem alvo de bullying devido a problemas dentários visíveis.

4. Eficiência no Tratamento

– Menor tempo de tratamento:Problemas corrigidos cedo podem significar um tempo total de tratamento ortodôntico menor.

– Menos complexo e custoso:Tratar problemas enquanto a criança ainda está crescendo pode ser menos complexo e, por vezes, menos custoso do que esperar até a adolescência ou idade adulta.

5. Promove Melhor Saúde Geral

– Melhora a função mastigatória: Dentes alinhados mastigam mais eficientemente, o que pode melhorar a digestão.

– Beneficia a fala:Corrige problemas de fala que podem ser causados por má oclusão ou problemas dentários.

Conclusão

Iniciar o tratamento ortodôntico em uma idade precoce, nos permite aproveitar o crescimento e desenvolvimento natural da criança. Assim, o ortodontista pode guiar este desenvolvimento de forma a prevenir problemas mais sérios no futuro. É importante que os pais tenham a noção da importância de um acompanhamento com um Odontopediatra desde bebê, para que este profissional tenha a oportunidade de observar qualquer sinal de problema no desenvolvimento ósseo e dentário de seus filhos.