Clareamento dental: este tratamento é seguro na adolescência?

Clareamento dental na adolescência

Sempre antenados na moda, cresce cada vez mais o número de adolescentes que sonham em clarear os dentes.

A primeira dúvida que surge é: a partir de que idade posso clarear meus dentes?

Essa dúvida também atinge os pais. Após anos de investimento na saúde bucal dos filhos, não querem ter problemas por causa de procedimentos estéticos. Muitas pessoas ainda acham ou ouviram dizer que clareamento dental desgasta ou estraga o esmalte dental, o que não é verdade.

O que é importante saber antes de clarear

Algumas situações podem não recomendar o clareamento dental:

Idade: A maturação dos tecidos dentais se completa por volta dos 15 anos de idade. Até essa idade a câmara pulpar e canalículos dentinários são amplos e o ápice da raiz de alguns dentes ainda está se fechando. Portanto, o clareamento dental deve ser evitado pois os tecidos ainda são muito permeáveis, podendo haver dor e até comprometimento da polpa do dente.

Higiene adequada: Adolescentes que não cuidam de sua saúde bucal não podem clarear os dentes até que passem a se cuidar. Eles devem ser treinados com as técnicas de higiene com escova e fio dental, para realizar uma profilaxia profissional e aplicar flúor. Depois de pelo menos 14 dias limpando adequadamente, o clareamento pode ser iniciado.

Cáries ou doença periodontal: O exame minucioso da cavidade bucal pelo dentista é muito importante antes de se iniciar um clareamento dental. Qualquer cárie ou doença periodontal devem ser tratadas previamente para não serem agravadas pelo clareamento dental.

Problemas ortodônticos: Clarear os dentes antes da correção ortodôntica é perda de tempo e dinheiro. Primeiro alinhe o sorriso e depois clareie seus dentes!

Consentimento dos pais: A decisão dos pais é soberana. Sem o consentimento dos responsáveis o adolescente não está liberado para o clareamento dental.

Quer saber mais? Entre em contato.